terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Arte na Praça


“PROJETO ARTE NA PRAÇA”
           
Neste domingo, 21 de novembro, alunas do curso de Pedagogia-FAIP estiveram na Praça Santa Antonieta para a orientação do desenvolvimento e aprendizagem  de crianças residente no bairro citado.
Por meio de atividades lúdicas, tais como, pintura, desenho, massa de modelar, montagem de quebra-cabeça, dominó, leitura, entre outros, as alunas proporcionaram uma manhã de alegria e aproximação com a comunidade local.

Embasamento teórico

Sabe-se que as atividades lúdicas  permeiam o universo da criança (FONSECA, 1981; AUFRAVE, 1987; KISHIMOTO, 1994; BROUGÈRE, 1998; CARVALHO, 1998; ELKONIN, 1998; LORENZINI, 2002). A criança desenvolve-se por meio dos jogos e das brincadeiras, desempenha papéis que não são possíveis para sua idade,  exercita a imaginação, a memória e a concentração, explora objetos e constrói  sua imagem corporal , enfim, aprende como funciona o mundo, podendo agir nele e construindo seu conhecimento. É fascinante observar uma criança brincado e desenvolvendo-se.
Os jogos e brincadeiras são recursos e atividades de ensino eficazes para a aprendizagem, porque o brincar faz parte da existência humana. A criança desde que nasce, está inserida num contexto cultural e a brincadeira faz parte desse contexto
A criança brinca e para ela isso faz sentido, com a brincadeira ela pode   fazer-de-conta (brincadeira simbólica como define PIAGET) e preparar-se para os mais variados papéis sociais.
Desse modo, os jogos não correspondem somente ao uso e a manifestação lúdica, mas representam aspectos da vida social (BROUGÈRE, 1997), mostrando que as brincadeiras infantis e os jogos de regras fazem a criança submeter-se a uma forma coletiva de atividade, preparando-a para sua ação futura na sociedade (VYGOTSKY,1994).
Na brincadeira, a realidade interna da criança é predominante sobre a externa,  ao brincar livremente, ela mostra sua satisfação por meio de risos, beneficiando o desenvolvimento corporal, social e moral dela própria; na atividade recreativa, livre de pressões reais, leva a criança a buscar novas soluções ou novos caminhos; tornando-a mais flexível e fortalece sua autonomia, pois as crianças  deve decidir sobre o desenvolvimento dos acontecimentos dos jogos ou brincadeiras (CHRISTIE, 1991)
O corpo docente e discente do  curso de  Pedagogia da FAIP, entendendo a importância do brincar para o desenvolvimento  da criança, trouxe para a comunidade de Marília, atividades lúdicas  orientadas na praça.

Participantes
            Seis discentes,  três docente, um funcionário do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior  do Interior Paulista e crianças  da comunidade mariliense.

Situação e ambiente

As atividades lúdicas foram  oferecidas a comunidade  na Praça Santa Antonieta da cidade de Marília com a participação dos docentes e discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, no dia 21 de novembro de 2010 a partir das 9 horas da manhã.

Materiais e equipamentos
           
Foram  utilizados blocos de encaixe de formas e cores variadas, tintas, massa de modelar, jogos de encaixe, carrinho, casinha, telefone, dominó, tampinhas coloridas, lápis de cor, botões, livros infantis,  seis mesas e dezoito cadeiras infantis e materiais de sucata.

Procedimento
Primeiramente as alunas do curso de Pedagogia montaram os núcleos de atividades que constituíram, em mesas com algumas atividades sugeridas.
Após a montagem dos núcleos, algumas crianças circulantes no local aproximaram-se e as atividades fluíram naturalmente.
Diversas atividades foram oferecidas e o evento foi um sucesso!

O Quadro 1 apresenta as atividades  que foram realizadas  com seus respectivos objetivos.


ATIVIDADE
Objetivo da  atividade quanto ao desenvolvimento cognitvo
Objetivo da  atividade quanto ao desenvolvimento motor
-Explorar livremente os brinquedos
-Observar as crianças quanto a aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo (conhecimento de cores e formas)
-Observar as crianças quanto a aspectos relacionados ao desenvolvimento motor (equilíbrio, coordenação e marcha)
-Brincar com blocos de encaixe de formas e cores variadas
-Discriminar cores
-Melhorar a atenção
-Melhorar a coordenação motora fina
-Melhorar equilíbrio na posição sentado
-Brincar com tintas
-Discriminar cores
-Melhorar a atenção
-Melhorar a coordenação motora fina
-Brincar com massa de modelar
-Discriminar cores
-Melhorar a atenção
-Melhorar a coordenação motora fina
-Brincar com jogos de encaixe, e carrinhos
-Discriminar cores
-Melhorar a atenção
-Melhorar a coordenação motora grossa e fina
-Brincar com objetos de tamanhos e texturas diferentes
-Discriminar formas e texturas
-Melhorar a atenção
-Melhorar a coordenação motora
-Melhorar o equilíbrio na posição sentado
-Brincar  com dominó  de cores, figuras e números
-Discriminar cores, figuras e números
-Melhorar a atenção
- Melhorar a coordenação motora
-Melhorar o equilíbrio na posição sentado
-Brincar de agrupar objetos de cores ou formas semelhantes: tampinhas coloridas, lápis de cor, botões, etc
-Discriminar cores
-Discriminar semelhanças e diferenças dos objetos
--Melhorar a coordenação motora fina
- Brincar de amarelinha
-Identificar números
-Identificar quantidade
-Equilíbrio
-Coordenação motora
Quadro 1. Descrição das atividades lúdicas realizadas durante a intervenção.
REFERÊNCIAS


AUFRAVE, M. R. Aprender a brincar, aprender a viver:jogos e brinquedos para a criança deficiente, opção pedagógica ou terapêutica. São Paulo: Manole, 1987

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura.São Paulo: Cortez, 1997.

______. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CARVALHO, L.M.G. As atividades lúdicas e a criança com paralisia cerebral:  o jogo, o brinquedo e brincadeira no cotidiano da criança e da família. 1998 Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Campinas, 1998.

CHRISTIE, James F. Programme de jeux pour les structures prescolaires et les cours primaires. L’éducation par le jeu et l’evironnement, n.44, p. 3-6, 1991.

ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FONSECA,  J. P. Educar, assistir, recrear: um estudo de objetivos da pré-escola. São Paulo: Editora da USP, 1981. (Estudos e Documentos).

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil.São Paulo: Pioneira, 1994.

LORENZINI, M. V. Brincando a brincadeira com a criança deficiente. Novos rumos terapêuticos. São Paulo: Manole, 2002.

PERES, R. C.N.  o lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral espástica. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança.Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

VYGOTSKY,L. S. Dèfectologie et dèficience mentale. Paris: Delachauseet Diestlé, 1994.






























2 comentários:

  1. O trabalho realizado na Praça do bairro Santa Antonieta foi extremamente produtivo e gratificante! Obrigada alunas por este momento de desenvolvimento e alegria!
    Profa. Regina

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  2. PARABENS, ISSO MESMO. PROJETO COMO ESTE É QUE VAI FORTALECER A CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DAS CRIANÇS E ADOLESCENTES, ALÉM DE DESENVOLVER HABILIDADES E ESTIMULAR AS CAPACIDADES COGNITIVAS.
    NOTA MIL...

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