terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Escolha pela Educação: Pedagogia formando o futuro!



Acompanhamos recentemente, divulgação em rede nacional de propagandas que incentivam a formação de docentes. Diz a propaganda: "Professores formam o Brasil".

Poeticamente o texto disserta sobre a importância dos professores na formação dos atuais profissionais que estão presentes nos diversos segmentos da sociedade brasileira. Todos se recordam dos professores que romperam a barreira profissional e se transformaram em exemplos de vida e comprometimento com os ideais de uma educação capaz de romper preconceitos.

Acreditar na Educação é acreditar que a prática que hoje desempenhamos, podem ser aprimoradas e podem provocar pequenas revoluções que brotam no interior do sujeito e atingem o mundo.

Somos favoráveis à idéia de que o aluno não aprende, porque não lhe é dada a chance de aprender, desse modo, possuir conhecimentos sobre como se desenvolvem as funções psíquicas superiores é importante para que o “não saber” do aluno não seja visto como uma incapacidade e, sim, como ponto de partida na descoberta dos determinantes reais que provocam esse efeito.
Luckesi (1990) mostra em seus estudos, há mais de duas décadas, que se o professor não entender o erro como processo construtivo do conhecimento, tais erros poderão ocasionar a depreciação do aluno, diminuindo sua auto-estima. Esta, uma vez atingida,  depreciada e desvalorizada, pode fazer com que o aluno não possa mais aprender, pois ele não recebendo um feedback positivo (estímulo social), não sabe do que é capaz, porque nunca lhe foi dada a chance de aprender ou de mostrar a sua capacidade de aprender e fazer.O aluno deve ser estimulado com a utilização de recursos e ações que facilitem sua aprendizagem.

Esta ação pode ser concretizada pela atuação dos Professores. São eles os elos que conectam o interior do sujeito a imensidão do mundo. É um trabalho que rompe o paradigma da satisfação profissional restrita a dimensão financeira, uma vez que o professor abraça a mudança do sujeito e da sociedade como motivação elementar.

Conhecedor desta importância, o Grupo FAEF mantém  em suas unidades o Curso de Pedagogia. Certo da necessidade de estimular entre os jovens a formação de profissionais comprometidos com as pequenas revoluções que podem acontecer em nós e no meio onde vivemos.

O Grupo FAEF espera você. Juntos, revolucionaremos o mundo!

Informações: 0800 - 724 - 8070

FAIP, Marília - SP: www.faip.edu.br
FAHU/FAEF, Garça - SP: www.faef.edu.br

LEIA MAIS, NO ARTIGO DE CRISTINA CAMPOS.

CARACTERÍSTICAS DA NOVA EDUCAÇÃO: REINVENTANDO O APRENDIZADO, COM FOCO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO.

Resumo do Artigo   por:Cristina Campos     Autor : Cristina Campos.
Nos últimos dez anos o tema Educação no Brasil, tem sido alvo de estudo para grandes pesquisadores. A principal preocupação está voltada para os métodos, técnicas e procedimentos existentes no mercado brasileiro, ou seja, os pesquisadores buscam em sua ótica, reinventar, recriar novos modelos metodológicos para a promoção do conceito de educação, relacionados à formação da relação aluno/cidadão.É preciso romper as barreiras dos paradigmas educacionais, impregnados nas instituições referentes às metodologias aplicadas. Etimologicamente, o significado de método está relacionado ao caminho a seguir, objetivando um fim, logo com resultados e metas traçados, planos bem elaborados e diferenciados, obtendo dessa forma suprir as necessidades do aluno/professor, associando teoria aplicada à prática exercida.Precisamos ter consciência que ao abordarmos esse tema junto à realidade, buscamos utilizar o capital mais importante, considerando sentida a realização das ações aos acadêmicos, seu potencial, denominado de capital intelectual. Ao ressaltarmos o pensamento de que: (Luckesi,1990:151) "O conhecimento da realidade exige uma forma metodológica de aborda-la com uma perspectiva positiva, segundo a qual a realidade é vista." E que: "dessa forma os métodos utilizados ganham caráter teórico, permitindo a realização desejada, de modo que seja aprendida do ponto de vista do conhecimento"2 .Observamos então, que do ponto de vista das ações humanas, o processo de métodos devem ser de forma democrática e evolutiva, diante aos avanços em que estamos atravessando, junto à globalização e a tecnologia. Dessa forma cabe a cada um de nós elaborarmos métodos de ações decisivas, estudando cada indivíduo de forma parcial, sobretudo valorizando seu capital intelectual e envolvendo-o no sistema de maneira a ser pro-ativo para a sociedade.Em síntese compreendemos que devemos focar nossos objetivos, traçar nossas metas e desenvolver um processo de metodologia educacional integro onde seu principal ator, o capital intelectual de cada indivíduo, assim estamos melhorando e educando aos que estão em nosso ambiente interno, utilizando os princípios da prática do bem, da emoção, da ação e da relação social em que o indivíduo se encontra."Através da excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, formar profissionais competentes e críticos, preparados para implementar transformações que melhorem a qualidade de vida da comunidade em que se inserem, em sintonia com o cenário mundial". 


3______________________________1. Cristina Maria Campos. 2 Lukesi,1990:151, 
3 Rui Barbosa.
Publicado em: julho 03, 2006   Updated: outubro 04, 2010


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário