“PROJETO ARTE NA PRAÇA”
Neste domingo, 21 de novembro, alunas do curso de Pedagogia-FAIP estiveram na Praça Santa Antonieta para a orientação do desenvolvimento e aprendizagem de crianças residente no bairro citado.
Por meio de atividades lúdicas, tais como, pintura, desenho, massa de modelar, montagem de quebra-cabeça, dominó, leitura, entre outros, as alunas proporcionaram uma manhã de alegria e aproximação com a comunidade local.
Embasamento teórico
Sabe-se que as atividades lúdicas permeiam o universo da criança (FONSECA, 1981; AUFRAVE, 1987; KISHIMOTO, 1994; BROUGÈRE, 1998; CARVALHO, 1998; ELKONIN, 1998; LORENZINI, 2002). A criança desenvolve-se por meio dos jogos e das brincadeiras, desempenha papéis que não são possíveis para sua idade, exercita a imaginação, a memória e a concentração, explora objetos e constrói sua imagem corporal , enfim, aprende como funciona o mundo, podendo agir nele e construindo seu conhecimento. É fascinante observar uma criança brincado e desenvolvendo-se.
Os jogos e brincadeiras são recursos e atividades de ensino eficazes para a aprendizagem, porque o brincar faz parte da existência humana. A criança desde que nasce, está inserida num contexto cultural e a brincadeira faz parte desse contexto
A criança brinca e para ela isso faz sentido, com a brincadeira ela pode fazer-de-conta (brincadeira simbólica como define PIAGET) e preparar-se para os mais variados papéis sociais.
Desse modo, os jogos não correspondem somente ao uso e a manifestação lúdica, mas representam aspectos da vida social (BROUGÈRE, 1997), mostrando que as brincadeiras infantis e os jogos de regras fazem a criança submeter-se a uma forma coletiva de atividade, preparando-a para sua ação futura na sociedade (VYGOTSKY,1994).
Na brincadeira, a realidade interna da criança é predominante sobre a externa, ao brincar livremente, ela mostra sua satisfação por meio de risos, beneficiando o desenvolvimento corporal, social e moral dela própria; na atividade recreativa, livre de pressões reais, leva a criança a buscar novas soluções ou novos caminhos; tornando-a mais flexível e fortalece sua autonomia, pois as crianças deve decidir sobre o desenvolvimento dos acontecimentos dos jogos ou brincadeiras (CHRISTIE, 1991)
O corpo docente e discente do curso de Pedagogia da FAIP, entendendo a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, trouxe para a comunidade de Marília, atividades lúdicas orientadas na praça.
Participantes
Seis discentes, três docente, um funcionário do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista e crianças da comunidade mariliense.
Situação e ambiente
As atividades lúdicas foram oferecidas a comunidade na Praça Santa Antonieta da cidade de Marília com a participação dos docentes e discentes do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista, no dia 21 de novembro de 2010 a partir das 9 horas da manhã.
Materiais e equipamentos
Foram utilizados blocos de encaixe de formas e cores variadas, tintas, massa de modelar, jogos de encaixe, carrinho, casinha, telefone, dominó, tampinhas coloridas, lápis de cor, botões, livros infantis, seis mesas e dezoito cadeiras infantis e materiais de sucata.
Procedimento
Primeiramente as alunas do curso de Pedagogia montaram os núcleos de atividades que constituíram, em mesas com algumas atividades sugeridas.
Após a montagem dos núcleos, algumas crianças circulantes no local aproximaram-se e as atividades fluíram naturalmente.
Diversas atividades foram oferecidas e o evento foi um sucesso!
O Quadro 1 apresenta as atividades que foram realizadas com seus respectivos objetivos.
ATIVIDADE | Objetivo da atividade quanto ao desenvolvimento cognitvo | Objetivo da atividade quanto ao desenvolvimento motor |
-Explorar livremente os brinquedos | -Observar as crianças quanto a aspectos relacionados ao desenvolvimento cognitivo (conhecimento de cores e formas) | -Observar as crianças quanto a aspectos relacionados ao desenvolvimento motor (equilíbrio, coordenação e marcha) |
-Brincar com blocos de encaixe de formas e cores variadas | -Discriminar cores -Melhorar a atenção | -Melhorar a coordenação motora fina -Melhorar equilíbrio na posição sentado |
-Brincar com tintas | -Discriminar cores -Melhorar a atenção | -Melhorar a coordenação motora fina |
-Brincar com massa de modelar | -Discriminar cores -Melhorar a atenção | -Melhorar a coordenação motora fina |
-Brincar com jogos de encaixe, e carrinhos | -Discriminar cores -Melhorar a atenção | -Melhorar a coordenação motora grossa e fina |
-Brincar com objetos de tamanhos e texturas diferentes | -Discriminar formas e texturas -Melhorar a atenção | -Melhorar a coordenação motora -Melhorar o equilíbrio na posição sentado |
-Brincar com dominó de cores, figuras e números | -Discriminar cores, figuras e números -Melhorar a atenção | - Melhorar a coordenação motora -Melhorar o equilíbrio na posição sentado |
-Brincar de agrupar objetos de cores ou formas semelhantes: tampinhas coloridas, lápis de cor, botões, etc | -Discriminar cores -Discriminar semelhanças e diferenças dos objetos | --Melhorar a coordenação motora fina |
- Brincar de amarelinha | -Identificar números -Identificar quantidade | -Equilíbrio -Coordenação motora |
Quadro 1. Descrição das atividades lúdicas realizadas durante a intervenção.
REFERÊNCIAS
AUFRAVE, M. R. Aprender a brincar, aprender a viver:jogos e brinquedos para a criança deficiente, opção pedagógica ou terapêutica. São Paulo: Manole, 1987
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura.São Paulo: Cortez, 1997.
______. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CARVALHO, L.M.G. As atividades lúdicas e a criança com paralisia cerebral: o jogo, o brinquedo e brincadeira no cotidiano da criança e da família. 1998 Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Campinas, 1998.
CHRISTIE, James F. Programme de jeux pour les structures prescolaires et les cours primaires. L’éducation par le jeu et l’evironnement, n.44, p. 3-6, 1991.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FONSECA, J. P. Educar, assistir, recrear: um estudo de objetivos da pré-escola. São Paulo: Editora da USP, 1981. (Estudos e Documentos).
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil.São Paulo: Pioneira, 1994.
LORENZINI, M. V. Brincando a brincadeira com a criança deficiente. Novos rumos terapêuticos. São Paulo: Manole, 2002.
PERES, R. C.N. o lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral espástica. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança.Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
VYGOTSKY,L. S. Dèfectologie et dèficience mentale. Paris: Delachauseet Diestlé, 1994.
O trabalho realizado na Praça do bairro Santa Antonieta foi extremamente produtivo e gratificante! Obrigada alunas por este momento de desenvolvimento e alegria!
ResponderExcluirProfa. Regina
PARABENS, ISSO MESMO. PROJETO COMO ESTE É QUE VAI FORTALECER A CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DAS CRIANÇS E ADOLESCENTES, ALÉM DE DESENVOLVER HABILIDADES E ESTIMULAR AS CAPACIDADES COGNITIVAS.
ResponderExcluirNOTA MIL...