quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Atuação Profissional para Pedagogos


Pedagogia

Bacharelado


É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.



O mercado de trabalho

Apesar de a atribuição mais comum ser a de lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de coordenação pedagógica é a que mais absorve pedagogos. Os principais empregadores são as escolas, sejam elas particulares, sejam elas públicas. Nessas últimas, eles são contratados por meio de concurso. "Tem havido grande expansão nas vagas, graças ao aumento do número de alunos em sala de aula", explica Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, coordenadora do curso da PUC-Campinas. Creches, ONGs, institutos e cooperativas devem continuar requisitando pedagogos. Outra fonte de empregos é a rede hospitalar, que os contrata para trabalhar em suas brinquedotecas desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de crianças doentes. E também no acompanhamento pedagógico de crianças que estão em tratamento longo dentro de hospitais, o que as obriga a ficar longe da escola. Além disso, os graduados nesse curso também podem atuar como arte-educadores, utilizando técnicas artísticas como colagens e esculturas no ensino de jovens e crianças. Secretarias estaduais e municipais de Educação em todo o país têm aberto concursos para o pedagogo ingressar em suas equipes técnicas ou trabalhar como diretor, coordenador pedagógico e em outras funções diretamente nas escolas. 


Salário inicial: R$ 702,50 (Educação Infantil e pré-escola:); R$ 785,00 (Ensino Fundamental I); fonte: Sindicato dos Professores de São Paulo.

O curso

O acréscimo de um ano no Ensino Fundamental - que passou a incluir o que antes era o último ano do Ensino Infantil - mexe com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas estão tendo de rever a grade curricular do curso, porque agora elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais, o que exige o aumento da carga horária. Ainda assim, a partir de agora, o graduado sai sem nenhuma habilitação específica. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Para orientação educacional, há aulas de psicologia e metodologia. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofia, história ou artes. Algumas instituições mantêm cursos com um foco específico, como educacão infantil, educação especial, licenciatura indígena (UFGD; veja também Educação Básica Intercultural, na Unir) e educação do campo (UFCG, UFFS-PR e UFPB, entre outras), para atuação em escolas rurais. Além disso, outras escolas oferecem cursos como comércio e administração, construção civil e eletrônica, que formam professores. O estágio é obrigatório. 


Duração média: quatro anos. 



Outros nomes: Comércio e Adm.; Constr. Civil; Educ. do Campo; Eletrôn.; Ped. Soc.

O que você pode fazer

Administração escolar

Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino

Lecionar nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.

Educação especial

Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência.

Orientação educacional

Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial

Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Supervisão educacional

Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a ade do ensino.

Treinamento de recursos humanos

Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Semana do Curso de Pedagogia

Foi realizada nos dias 13, 14 e 15/10 a I SEMANA CIENTÍFICA DE PEDAGOGIA DA FAIP. Várias atividades foram desenvolvidas nestes três dias de eventos: Mini cursos, Oficinas, Apresentação teatral, Exposição de trabalhos científicos, Apresentação de artigos e sorteio de brindes.
No dia 13 foi realizado um Mini Curso com a ilustre professora Dra Claúdia Maria Sedrez Gonzaga, da UNICAMP de Campinas, que falou sobre Os Distúrbios da Aprendizagem sob o aspecto neurológico e do desenvolvimento cognitivo da criança no processo de aprendizagem.
No dia 14 a professora Juliana Facchine da Veiga, realizou uma Oficina Pedagógica, onde os alunos puderam apreender e confeccionar vários jogos com EVA, que auxiliam os professores no ensino da matemática e da alfabetização.
No dia 15 foram realizadas atividades culturais com a apresentação do teatro da sala do 2o. termo de Pedagogia, com a peça: Viagem ao país do folclore, coordenada pela profa. Terume Teraoka e também a peça teatral: Mágico de Òz, da profa. Paula Bittencourt.

A Semana foi encerrada com chave de ouro. Para celebrar o dia Dia dos Professores foi realizada uma bonita homenagem a todos os professores presentes, com direito a presentes e mimos. Os sorteios dos brindes correram por conta dos patrocinadores: Boticário, Casa dos Descontos, Kalunga, Imporium Boutique, Escola Água Viva e Lê Postiche.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Semana Científica da FAIP


Galeria de imagens: clique aqui!
Semana Científica da Pedagogia FAIP

Teve início na noite de de 13 de Outubro, a Semana Científica da FAIP. O evento é uma promoção do Curso de Pedagogia da FAIP, com o apoio da Faculdade. O evento em sua primeira noite, contou com a já tradicional Abertura Oficial do Evento, que contou com a participação da Coordenação do Curso, Direção da Faculdade e demais autoridades presentes .
A Conferência de abertura foi proferida pela Prof. Claudia Maria Sedrez Gonzaga, Doutoranda em Ciências Médicas pela Unicamp e tratou das questões dos Distúrbios de Aprendizagem.