segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto muda regra para progressão de professores

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7690/10, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que assegura aos servidores integrantes da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico o direito de progressão até à classe de professor titular.
Pela proposta, o cargo de professor titular passará a ser a última classe na hierarquia da carreira. Atualmente, para se tornar titular, o professor deve se submeter a concurso público específico para o cargo. Pela lei em vigor, a hierarquia da carreira é dividida em cinco classes: D I, D II, D III, D IV e D V. A classe de professor titular figura como cargo isolado.
O projeto, segundo a autora, tem por objetivo reparar distorção criada com a aprovação da Lei 11.784/08. Com a mudança, o cargo de professor titular passa a ser a sexta classe da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico e a progressão será feita exclusivamente por desempenho acadêmico.
Pré-requisitos
Pela proposta, terá direito a progressão para o cargo de titular, os professores que atenderem aos seguintes requisitos:
- ter ingressado na carreira de magistério do ensino dásico, técnico e tecnológico por concurso público; 
- comprovar efetivo exercício de atividades docentes em instituição federal de ensino, pelo tempo de: 10 anos, sendo pós-graduado com o título de doutor ou livre docente, ou 20 anos, em instituições civis ou militares, e também dos extintos territórios federais;
- estar posicionado na última classe da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico pelo tempo mínimo de 18 meses de efetivo exercício;
- se submeter a avaliação de desempenho, como previsto em todas as progressões.

Tramitação
Sujeito à análise conclusiva, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Guia da Reforma Ortográfica.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, disponibiliza gratuitamente o Guia da Reforma Ortográfica.



O Complexo Educacional FMU e o Museu da Língua Portuguesa lançaram em março o Guia da Reforma Ortográfica. O material, que foi desenvolvido por renomados professores da FMU e recebe a chancela do Professor Ataliba de Castilho, especialista em língua portuguesa, está sendo distribuído gratuitamente aos alunos do Complexo, aos visitantes do Museu e a mais de 7 mil escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo. Mas, se você ainda não ganhou um exemplar, não se preocupe. O Guia da Reforma Ortográfica também está disponível para download gratuito. Basta clicar no link aqui e salvar o arquivo em seu computador!

Semana da Educação 2010

Semana da Educação 2010

Os maiores e mais respeitados especialistas da Educação reunidos para a reflexão e o incentivo à melhoria da Educação no Brasil. As discussões com especialistas, educadores e demais responsáveis pelo processo educacional girarão em torno de temas como a leitura, a escrita, o ensino de matemática e a gestão escolar.

O evento é uma realização da Fundação Victor Civita com o apoio institucional do Sesc Vila Mariana e tem como patrocinadores Editora Saraiva, Editora Ática e Editora Scipione.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NOVA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAIP/FAEF

          NESTE SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 ASSUMIU A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAIP A PROFESSORA SANDRA MARIA SOUZA E SILVA, MESTRE EM EDUCAÇÃO E COM VASTA EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR.
         A PROFESSORA LUCIANA, ANTIGA COORDENADORA DO CURSO, PERMANECEU COMO DOCENTE  POIS ATRAVESSA UMA FASE DE OCUPAÇÃO DO TEMPO COM OUTROS PROJETOS PRIORITÁRIOS.
         AGRADECIMENTOS AO EXCELENTE TRABALHO REALIZADO PELA ANTIGA COORDENADORA, E ,VOTOS DE BOA GESTÃO PARA A NOVA !